Sábado, dia 20 de Junho de 2015, festejou-se o 40º aniversário do lançamento da revista Insólito, uma publicação absolutamente pioneira em Portugal, da responsabilidade do CEAFI (Centro de Estudos Astronómicos e Fenómenos Insólitos).
O CEAFI “nasce” em 1973, sob o impulso de jovens entusiastas, entre os quais se incluem Manuel Barrote Dias, José Manuel Garrido, António Luís Taveira, entre outros. Dois anos mais tarde, publicam a 1ª edição da revista Insólito, sob a direcção de Joaquim Fernandes, um “espaço” inédito que permite ao leitor conhecer matéria de astronomia, paranormalidade e alguns casos de objectos voadores não identificados.
O grupo é multidisciplinar, a análise dos casos é rigorosa, o tema desperta o interessa, e rápidamente é atingido o sucesso com esta publicação.
O CEAFI (1973-1982) deu origem à CNIFO (Comissão Nacional de Investigação do Fenómeno Ovni – 1982-1993) e a revista “Insólito” passou a “Anomalia”.
Hoje, em 2015, recordamos o trabalho pioneiro e de grande qualidade, deste grupo de investigadores que, apesar do percurso académico e pessoal, não deixaram de assumir a responsabilidade pelo estudo de uma área envolta na bruma do desconhecido.