Ex-Astronauta(?) C. McClelland Revela Encontro da Columbia com UFO

Clark C. McClelland, ex-astronauta(?), revelou que ele e a Nasa sabem que existem extraterrestres e que durante uma missão espacial, a partir da sua nave, puderam ver um disco inteligente.

O diário The Canadian publicou em 31 de Outubro de 2010 esta notícia, que parece ser um caso de “desinformação” reciclada, como bem apontou Paulo Poian, consultor da Revista UFO Brasil.

Por Paulo Poian – Consultor da Revista UFO Brasil

Esta era a suposta “bomba”, copiada imediatamente por muitos noticiários e meios de divulgação. Este autor também a recebeu de diversas fontes, mas devido à falta de tempo, deixou em seus arquivos pessoais, para futura avaliação e publicação no Portal da Ufologia Brasileira, afinal, tratava-se aparentemente de um artigo e tanto – revelador, mais um astronauta botando a boca no trombone, sensacional.

Todavia, na primeira oportunidade de checar as informações, antes de publicar (aquelas regrinhas básicas fartamente tecladas aqui), bastou acessar uma delas e pronto, algo cheirava muito mal. Repare no endereço, que já se auto-denuncia: https://www.agoracosmopolitan.com/home/Frontpage/2007/11/09/01935.html. Exato, indica que foi originado em 2007, mais precisamente dia 09 de novembro.

O texto principal citava, em determinada parte, uma declaração de McClelland ao The Canadian (ihh, o mesmo endereço de 2007), com o link ao material. Obviamente, era por ali que tínhamos que começar a investigação e comprovação das orígens de tal manchete. Ao adentrá-lo, através do próprio endereço foi possível perceber a primeira mancada. Oras, tratava-se mesmo de uma notícia de 2007!

Procurando outra fonte para consulta, novamente a manchete em destaque:

Ex-astronauta Clark C. McClelland revela encontro da Columbia com UFO em 1996

Neste, o exagero foi maior, pois anunciava que o diário The Canadian havia publicado “em 31 de outubro de 2010 uma notícia que certamente dará a volta ao mundo e entrará nos arquivos de todos os seguidores do Fenômeno UFO e extraterrestre”.

Bem, chega de fontes furadas e vamos aos fatos apurados após o susto deste autor perante a clara manipulação e tentativa de trote:

1. Parece que o suposto ex-astronauta McClelland na verdade nunca foi ao espaço, ele era técnico da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e operador de espaçonaves, como podemos verificar inclusive na sua página pessoal, em https://www.stargate-chronicles.com/credentials.html;
2. Aqui mesmo, no Portal da Ufologia Brasileira, há declarações de McClelland, divulgadas em 2008, no endereço https://www.ufo.com.br/noticias/ex-funcionario-da-nasa-afirma-que-extraterrestres-existem-e-mantem-contato-com-astronautas/;

3. Ná página do Exopolitics Institute, as informações também são de 2008: https://www.exopoliticsinstitute.org/Clark-McCelland.htm.

Conclusões

Sim, McClelland possui credenciais e currículo relevantes (mas polêmicos, pouco substanciados). As suas declarações originais, de 2007 e 2008, causaram, na época, certa comoção, mas a atual “manchete” divulgada pela mídia está completamente equivocada e manipulada, foi propositalmente plantada como trote. Material requentado sem a menor necessidade, a não ser mais um engodo aos incautos.

Novamente, devemos relembrar sobre a importância e necessidade vital de verificação de fontes antes de repassar ou publicar qualquer tipo de material (pesquisar, enfim), por mais interessante – ou fajuto – que aparente ser.

Infelizmente, a “profecia” do segundo título furado se realizou, pois realmente a notícia deu a volta ao mundo, mesmo tendo generalizado a todos como “seguidores dos UFOs”, termo pejorativo e claramente relacionado a fanatismo, em Ufologia chamado de Ufolatria (culto aos ETs), abominada pelos pesquisadores.

Aqui, barramos e esclarecemos.