Michael E. Salla, é um pioneiro no desenvolvimento de “Exopolitica”, o estudo político dos principais actores, instituições e processos associados com a vida extraterrestre. O seu interesse em exopolitica evoluiu a partir da sua investigação sobre as fontes de conflito internacional e a sua relação com uma presença extraterrestre que não é conhecida do público em geral, dos orgãos eleitos ou mesmo altos funcionários militares.
O seu inovador “Exopolitics: Political Implications of the Extraterrestrial Presence” (Dandelion Books, 2004) foi o primeiro livro publicado em exopolítica e explicou as implicações políticas da vida extraterrestre. O seu mais recente trabalho “Exposing U.S. Government Policies on Extraterrestrial Life” (Exopolitics Institute, 2009) sobe a um novo nível de sofisticação, revelando como a nação mais poderosa do mundo gere secretamente informações relativas à vida e tecnologia extraterrestres.
O Dr. Salla é um estudioso internacionalmente reconhecido na política internacional, na resolução de conflitos e da política externa dos EUA, e é o autor/editor de um conjunto de quatro livros, incluindo “The Hero’s Journey Toward a Second American Century” (Greenwood Press, 2002); “Essays on Peace” (Central Queensland University Press, 1995); “Why the Cold War Ended” (Greenwood Press, 1995); e “Islamic Radicalism, Muslim Nations and the West” (1993). Foi também autor de mais de setenta artigos e capítulos, e da revisão de livros sobre a paz, conflitos étnicos e resolução de conflitos. Ocupou cargos académicos na Escola de Serviço Internacional e do Centro para a Paz Global, Universidade Americana, Washington DC (1996-2004), no Departamento de Ciência Política da Australian National University, Canberra, Austrália (1994-1996), e na Escola Elliott de Assuntos Internacionais da Universidade George Washington, Washington DC, (2002). Detém um doutoramento em Governo da Universidade de Queensland, na Austrália, e um mestrado em Filosofia pela Universidade de Melbourne, na Austrália. Conduziu uma investigação com trabalho de campo nos conflitos étnicos em Timor Leste, Kosovo, Macedónia e no Sri Lanka, e foi responsável por iniciativas de paz envolvendo participantes de médio e alto nível.
Dr. Salla fundou o Instituto de Exopolítica (2005) e o Jornal of Exopolitics (2006). Foi co-organizador de três conferências internacionais sobre vida extraterrestre na Grande Ilha do Havaí. Já apareceu em centenas de programas de rádio, televisão e conferências internacionais, pelas suas pesquisas sobre exopolitica e conflitos internacionais.
A lista das suas entrevistas e textos de conferências de exopolitica pode ser consultada aqui. A cópia do curriculum vitae académico, sua lista de publicações, reuniões e entrevistas estão disponíveis aqui. O seu site ex-académico está disponível aqui.