Pentágono Confirma Interesse no Fenómeno OVNI

Por Francisco Mourão Corrêa

 

O Departamento de Defesa dos EUA confirmou o que muitos no fundo já sabiam: que o estudo do fenómeno OVNI não terminou, nem em 1969, nem em 2012.

A revelação, foi feita ontem (dia 22 de Maio) pelo New York Post, em que refere que foi o próprio porta-voz do Departamento de Defesa Americano (DoD), Christopher Sherwood, que confirmou, que o Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP) de facto conduziu e ainda conduz investigação sobre fenómenos aéreos não identificados.

Luis Elizondo, foi o responsável pelo AATIP entre 2007 e 2012, período durante o qual houve financiamento (22 milhões de dólares) atribuído pelo Congresso. Elizondo saiu do activo em Setembro de 2017 e deu a conhecer ao mundo o então desconhecido programa, sempre referindo que haveria outros programas semelhantes a funcionar em paralelo, com outro nome. Christopher Sherwood vem dar-lhe razão, ao reconhecer que o departamento não terminou a investigação em 2012, mas que ainda nos dias de hoje continua a investigar avistamentos de objectos/fenómenos não identificados.

Nick Pope, que nos anos 90 foi responsável por um departamento de investigação de OVNIs dentro do Ministério da Defesa do Reino Unido, considerou que esta confirmação e o uso do termo UAP (unidentified aerial phenomena) é bastante significativa, uma vez que deixa claro que os americanos têm um interesse oficial sobre o que o público chamaria de ‘OVNIs.

Um aspecto particularmente importante da declaração do Pentágono é que o Departamento de Defesa disse que “continuarão a investigar, através de procedimentos normais, os relatórios de aeronaves não identificadas encontradas por pilotos da força aérea dos EUA”, o que indica que a investigação de UAPs/OVNIs é uma preocupação constante e não é algo que tenha terminado quando o AATIP foi encerrado em 2012. Por outro lado, vem no seguimento da declaração produzida em Abril, de que Marinha dos EUA estaria a alterar os procedimentos de registo dos relatórios de OVNIs.

Estas duas notícias, reforçam o entusiasmo dos investigadores do fenómeno OVNI e dos activistas da exopolítica, pois confirmam que, apesar de toda a campanha de desinformação e descredibilização que esteve bem presente nos últimos 70 anos, não só os EUA sempre estiveram cientes do fenómeno OVNI, como continuam activamente a investigá-lo.