Conferência Exopolítica 2018

No passado sábado dia 10, decorreu no auditório do Agrupamento de Escola Rafael Bordalo Pinheiro, a conferência anual do grupo de Exopolítica Portugal que, tal como em anos anteriores, teve o apoio do Jornal das Caldas e da Rádio Mais Oeste.

Os palestrantes, para além do coordenador desta iniciativa, foram Gary Heseltine, ex-polícia militar e ex-detective da Polícia Metropolitana de Londres; Joaquim Fernandes, Historiador da Universidade Fernando Pessoa; Júlio Guerra, Capitão Piloto-Aviador da Força Aérea Portuguesa na reserva e Nuno Santos, investigador e doutorando na Universidade do Porto na área da Física.

Gary Heseltine fez uma apresentação sobre o caso ocorrido ao longo de 3 noites de Dezembro de 1980, e durante as quais, um objecto estranho foi visto a circundar a base (nuclear) de Bentwaters, tendo mesmo sido observado pousado no chão, pela patrulha que havia sido deslocada para o local.

Heseltine deu ainda a conhecer uma muito recente iniciativa chinesa, para tentar desbloquear o chamado “Disclosure”, o reconhecimento oficial por parte dos governos de que o o planeta Terra tem sido visitado por outras inteligências.”

Joaquim Fernandes, fez a sua intervenção via skype, uma vez que, por motivos de saúde, não pôde estar presente. O seu novo livro: “Ficheiros Secretos à Portuguesa”, foi o tema da sua apresentação.

Júlio Guerra, abordou o seu caso pessoal, ocorrido em 1982 aos comandos de um avião de instrução Chipmunck. Um objecto, com cerca de 3 metros de diâmetro, andou 25 minutos como que a brincar com ele, cruzando a sua linha de vôo, num jogo de caça ao estilo do gato e do rato.

Nuno Santos, falou um pouco sobre o seu trabalho de investigação, que incide num possível sistema alternativo de propulsão, baseado no controlo da gravidade.

Francisco Mourão Corrêa, coordenador da iniciativa de Exopolítica em Portugal, apresentou os dados mais recentes relativamente ao projecto do Pentágono e do Departamento de Defesa Norte-Americano, que se debruçou na avaliação do fenómeno ovni nos últimos anos.

A apresentação do evento esteve a cargo de Filipe Maia, representante delegado da iniciativa de Exopolítica, em Caldas da Rainha.