No passado fim de semana de 8, 9 e 10 de Outubro, decorreu em Barcelona a 5ª edição do Ufology World Congress, numa organização da empresa We Are Love.
A lista de participantes era ambiciosa, face ao momento que ainda se vive, de muitas limitações por causa da pandemia.
A organização desde cedo mostrou interesse no projecto ICER e promoveu este evento como o primeiro grande encontro presencial desta organização, cujo lançamento ocorreu no passado dia 25 de Maio. E durante o fim-de-semana foram havendo reuniões para discutir formas de trabalho conjunto entre as duas entidades.
Logo no primeiro dia do congresso, pelas 17h, decorreu uma conferência de imprensa destinada a dar a conhecer a ICER, tendo os jornalistas presentes colocado várias questões.
Membros da ICER, da esquerda para a direita: Gary Heseltine (Reino Unido), Robert Fleischer (Alemanha), Josep Guijarro (Espanha), Paolo Guizzardi (Itália), Guido Ferrari (Suíça), Eamonn Ansbro (Irlanda), Lachezar Filipov (Bulgária), Erling Strand (Noruega), Roberto Pinotti (San Marino), Francisco Mourão Corrêa (Portugal). Rodrigo Fuenzalida (Chile) não pôde estar presente nesta conferência de imprensa, por ter havido um atraso na chegada do avião que o transportava.
Para além das apresentações, que ocorreram durante os três dias na sala principal, vários dos participantes também foram convidados a dar workshops, em salas mais pequenas, preparadas para o efeito.
Embora com uma adesão superior à do ano passado, o número de inscritos foi menor do que as edições anteriores à pandemia.
O professor de Harvard Avi Loeb e o cientista Jacques Vallée, fizeram as suas apresentações via Zoom, devido às restrições de viagem a que estavam sujeitos.
Apresentações dos membros da ICER, Josep Guijarro, Paolo Guizzardi, Lachezar Filipov, Gary Heseltine, Roberto Pinotti e Eamonn Ansbro.
Apresentações de Robert Fleischer, Rodrigo Fuenzalida e Francisco Mourão Corrêa.
2022 promete nova participação da ICER, e muito trabalho e colaboração com várias outras entidades.