Aniversário do 16 de Dezembro de 2017

No quarto aniversário do 16 de Dezembro de 2017, dia em que foi publicado o artigo do New York Times dando a conhecer o projecto ATTIP, a ICER publicou um artigo com os vários acontecimentos que se seguiram até aos dias de hoje, e que resultaram na legislação agora aprovada, que define a criação de um departamento de estudo do fenómeno ovni, com supervisão do congresso e do departamento de defesa americano.

Eis pois a listagem de acontecimentos:

“16 de dezembro de 2017 — Programa AATIP do Pentágono revelado num artigo de primeira página do New York Times.

16 de dezembro de 2017 — Dois vídeos FLIR (intitulados ‘FLIR1’ e ‘Gimbal’) atribuídos à Marinha dos EUA mostrando Fenómenos Aéreos Não Identificados (UAP), foram publicados pela To The Stars Academy (TTSA).

9 de março de 2018 – Outro vídeo FLIR intitulado ‘Go Fast’, publicado pela To The Stars Academy (TTSA).

18 de junho de 2019 – Senadores são informados pela Marinha dos EUA sobre actividade de UAPs.

27 de abril de 2020 – A Marinha dos Estados Unidos confirma que os três vídeos FLIR são gravações autênticas de pilotos da Marinha e retratam ‘veículos não identificados’.

8 de junho de 2020 – O senador Marco Rubio, presidente do Comité Selecto de Inteligência do Senado, numa votação unânime, solicitou ao DNI que consultasse o Secretário de Defesa a fim de preparar um relatório sobre as actividades da futura Força-Tarefa de estudo do fenómeno UAP.

14 de agosto de 2020 – A Força-Tarefa UAP (UAPTF) é criada para recolher / investigar informações sobre UAP (aprovação real a 4 de agosto de 2020).

28 de dezembro de 2020 – o presidente Trump assinou o projecto de lei dos serviços armados dos EUA, que exigia que o DoD e o DNI apresentassem um relatório sobre UAP, não classificado, ao Congresso em 180 dias.

3 de maio de 2021 – O Escritório do Inspetor-Geral do DoD lança uma avaliação formal sobre “até que ponto o DoD tomou medidas em relação à questão dos UAP”.

17 de junho de 2021 – A Directora de Inteligência Nacional (DNI), Avril Haines, dá um briefing classificado ao Congresso sobre a questão dos UAP.

25 de junho de 2021 — A DNI, Avril Haines, publica um relatório preliminar de 9 páginas, não classificado, disponibilizando-o aos media e ao público, sobre a questão dos UAP.

25 de junho de 2021 – A Vice-Secretária de Defesa, Kathleen Hicks, pede ao Gabinete do Subsecretário de Inteligência e Segurança para desenvolver um plano para formalizar a missão actualmente desempenhada pela UAPTF.

12 de setembro de 2021 – A Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) para o ano fiscal de 2022, incluindo a legislação proposta em relação à UAP, é aprovada pela Câmara dos Representantes.

23 de novembro de 2021 — O Pentágono anuncia a criação do Grupo de identificação e sincronização de gestão de objectos aerotransportados (AOIMSG).

15 de dezembro de 2021 – A emenda ‘GRG’ (senadora Kirsten Gillibrand / senador Marco Rubio / congressista Ruben Gallego) e posteriormente apoiada pelos senadores Lindsey Graham, Martin Heinrich e Roy Blunt (Seção 1605 da Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) é aprovada em Congresso com 89 votos a favor, e 10 contra, e, portanto, será tornada lei, assinada pelo presidente Biden. Esta peça de legislação histórica (que se tornou a Secção 1683) criará um novo departamento que obrigará o Pentágono e a Comunidade de Inteligência a serem transparentes e fornecer relatórios anuais não classificados, e semestrais classificados , sobre o tema UAP, ao Congresso.

 

Texto preparado pela equipa da ICER