DECLARAÇÃO DE IMPRENSA ICER
Na noite de quinta-feira, 19, o Grande e Conselho Geral, o Parlamento de San Marino, discutiu e votou a “Istância de Arengo” (uma solicitação dirigida aos Capitães Regentes com base numa antiga lei de iniciativa popular) proposta conjuntamente pelo Centro Ufológico Nazionale (CUN) e a International Coalition for Extraterrestrial Research (ICER), instituições dirigidas pelo Dr. Roberto Pinotti, que ao longo de três décadas coordenou com sucesso o anual UFO World Symposium sob a égide do governo.
No seguimento do reconhecimento da realidade dos OVNIs indicada pelo Pentágono desde 2021 como “uma realidade objectiva, inteligente e tecnologicamente avançada de origem desconhecida”, esta Instância “prevê que San Marino solicite à ONU a criação de um Gabinete destinado a organizar uma conferência que periodicamente faça um balanço dos estudos do fenómeno OVNI a nível internacional, a ser mantido sob a égide das Nações Unidas no seu território, que tem o apoio da ICER, uma Associação Internacional nascida em 2021, com sede em Portugal, e composta por especialistas de 30 países em 5 continentes.
O Secretário de Estado do Turismo, Federico Pedini Amati, considerou-o um projecto muito interessante, e precisou que a indicação do Governo é favorável, sublinhando as vantagens mediáticas, turísticas e comerciais decorrentes da iniciativa.
“Em nome da ICER e do CUN, estou honrado e feliz que o governo de San Marino tenha votado para apoiar o Projecto Titano, e trazer esta questão para o plenário das Nações Unidas. Esta decisão é histórica, pois marca a primeira vez desde 1978, na então iniciativa de Grenada em que Sir Eric Geary tentou levar o tema à ONU.”
Roberto Pinotti, Presidente da ICER e CUN