Congresso Exopolítica – Praga 2012

11 a 13 de Maio de 2012 decorreu em Praga o Congresso de Exopolitica, organizado pelo grupo Exopolitika Czech em colaboração com a Associação sem fins lucrativos Goscha.

A equipa organizadora era constituída por:

  • Igor Chaun, Team leader, Organizer, Documentary Director and Spiritual Seeker;
  • Karel Rasin, Founder and Leader of Exopolitics in Czech Republic, Speaker, Free-Lance Journalist;
  • Simona Smidova, Stage Manager, Guide, Production;
  • Dana Rasinova, Production;
  • Petra Lachova, Production:
  • Michaela Jilková, Production, Photographer.

 

Os palestrantes convidados foram Michael Salla (Instituto de Exopolitica), Francisco Mourão Corrêa (Exopolitica Portugal), Robert Fleischer (Exopolitica Alemanha), Robert Bernatowicz (Jornalista Polaco), Johanne Summerscalles (Investigadora Britânica, fundadora do projecto AMMACH), Vaclav Urban (Exopolitica Czech), Viliam Poltikovic (Realizador Checo) e Michael Reynolds (Arquitecto das Earthships)

O programa teve início sexta-feira ao final da tarde com uma conferência de imprensa.

Sábado e Domingo os palestrantes foram apresentando os respectivos trabalhos ao longo do dia.

Karel Raisin e Simona Smidova aguardaram no aeroporto pela chegada dos convidados.

Logo no primeiro dia, e após deixarmos as nossas malas no hotel, por volta das 18h00 tivemos uma simpática reçepção privada numa das salas do espaço Goscha.

Igor Chaun,o promotor do evento fez um breve discurso de apresentação e convidou os palestrantes a brindar ao sucesso do evento.

Pouco depois do brinde e após umas breves palavras de apresentação entre os membros da organização e os convidados, passou-se para o auditório onde o público aguarda ansiosamente por conhecer os protagonistas.

No palco estava já uma longa mesa, onde os convidados se sentaram e foram a seguir apresentados por Igor Chaun, que foi passando a palavra a cada um dos intervenientes, os quais falaram um pouco dos seus projectos.

O público mostrou-se bastante interessado e foi colocando algumas questões com a ajuda e moderação de Igor Chaun. O tempo voou e já perto das 21h00 foi terminada esta sessão inaugural.

De Inglaterra vieram ainda os colegas de Johanne, Miles Johnston e Colin que  tinham por objectivo entrevistar Eva Zemanova, uma contactada e testemunha do incidente de Bodhgaya, já investigada por Barry King e entrevistada por Kerry Kassidy em Abril de 2011.

Eva tinha ido ter connosco ao hotel, pouco antes de sairmos para a sessão inaugural, tendo aproveitado para nos contar um pouco da sua história. No seguimento desta nossa conversa, Eva forneceu-nos o relatório escrito, feito por Barry King.

Sábado, dia 12, às 09h00, Simona Smidova foi-nos buscar ao hotel para nos levar às instalações da associação GOSCHA, onde já várias pessoas nos aguardavam.

Depois de Igor Chaun ter dado as boas vindas a todos, passou a palavra a Karel Raisin, fundador e coordenador da Exopolítica Checa.

Karel fez uma introdução ao conceito da Exopolítica, passando depois a apresentar o Projecto Alpha que incide sobre o estudo do fenómeno das abduções na Rep. Checa. Karel falou então de alguns casos que tem acompanhado.

De seguida falou o Dr Michael Salla, tendo apresentado vários casos de encobrimento do fenómeno ovni desde 1947 em Roswell, desde documentos (entretanto desclassificados) e investigações feitas por outros investigadores que provam a tentativa dos americanos em moldar a percepção do público, desviar a atenção das pessoas ou até mesmo enganá-las, no sentido de melhor encobrir o fenómeno que muito intrigava e preocupava as altas patentes militares.

Após a pausa para almoço, logo às 14:30 e com a sala cheia, Robert Bernatowicz, apresentou a sua investigação e experiência com crop circles, e com orbs. Num discurso bastante apaixonado e cheio de força, Robert quis deixar claro que o fenómeno é bem real, e o público, entusiasmado, respondeu, no final, com uma forte ovação.

Seguiu-se a apresentação de Johanne Summerscalles, fundadora do AMMACH (Anomalous Mind Management Abduction, Contactee Helpeline). Este projecto foi fundado em Maio de 2011, e Johanne mostrou o trabalho que tem sido feito ao longo deste ano de nascimento. Foram visionados alguns videos com entrevistas feitas a vitimas de abdução.

Johanne tem reunido testemunhos de vários países, tendo aberto uma helpline de propósito para que as pessoas possam ligar e relatar as suas experiências.

Robert Fleischer foi o convidado seguinte. O disclosure na Alemanha parece ser algo tabu, mas Robert tem acompanhado de perto a iniciativa de um cidadão que colocou o parlamento Alemão em tribunal por este não respeitar a lei de liberdade de informação e não disponibilizar os ficheiros relativos a um estudo ovni feito pelo departamento de investigação cientifica do parlamento.

Robert conseguiu ter acesso a alguns ficheiros Suíços e Alemães e fez uma excelente ilustração sobre a verdade escondida na Alemanha e ainda mencionou o caso da Decisão da ONU 33/426, promovida por Sir Eric Gary (primeiro ministro de Granada em 1978) e Lee Spiegel, o qual teve a oportunidade de entrevistar recentemente.

Já um pouco atrasados no tempo, Francisco Mourão Corrêa deu inicio à sua apresentação, tendo feito uma retrospectiva histórica sobre o “embate” de civilizações na altura dos descobrimentos portugueses.

Fez depois uma análise de 5 casos de relevo em Portugal, que envolveram dois Chefes de Estado Maior da Forca Aérea Portuguesa, tendo terminado com uma breve abordagem ao caso de Fátima e o “milagre” do Sol de 1917.

A ordem de trabalhos deste segundo dia de Congresso, finalizou já depois das 21h.

Domingo dia 13, teve início a sessão com Vaclav Urban, membro da Exopolitica Checa, tendo feito um apanhado do que aconteceu no seu país em termos do despertar para o fenómeno. Fez uma retrospectiva dos vários livros que foram sendo lançados sobre o tema, nomeadamente os trabalhos de Eric Von Daniken.

Michael Reynolds, arquitecto e defensor da ideia de uma construção sustentável aproveitando os desperdícios sólidos da nossa sociedade, como garrafas de vidro e plástico ou pneus, falou do seu projecto “EarthShips”.

De seguida, o realizador Vilian Poltikovic apresentou um documentário que realizou no Peru, sobre os avistamentos que por lá se sucedem, sobre os nativos que falam dos “deuses” que vêm dos céus, e sobre as linhas de Nazca.

Fez-se a seguir uma pausa para almoço.

Igor Chaun deu início ao programa da tarde, tendo apresentado a sua experiência mística passada na floresta da Amazónia. Experiência que o fez ver a vida com outros olhos.

Michael Salla fez de seguida a sua segunda apresentação, sobre as iniciativas oficiais sobre o fenómeno Ovni, tendo mencionado Sir Eric Gary e a UNGA 33/426, JFK, Clinton, Obama.

No final desta intervenção, e inesperadamente, apareceu um ex-Major da F.A. Checa, que teve um avistamento e quis dar ali o seu testemunho.

De seguida, uma guia espiritual vietnamita falou um pouco sobre o seu percurso e trabalho tendo sugerido fazer-se uma meditação guiada que foi bem aceite pelos presentes.

Com este episódio finalizou-se o congresso, mas não sem antes todos os convidados terem subido ao palco e serem saudados pelo público presente.

Só temos pois que muito agradecer este enorme privilégio de termos podido participar nesta excelente iniciativa organizada pela Exopolítica Checa e pelo projecto Goscha. Toda a organização mostrou um brio profissional e uma dedicação que não é muito comum de encontrar. Estava tudo perfeito.

Um público interessado e participativo, um ambiente cheio de boa energia, um promotor que era um excelente comunicador, uma equipa altamente profissional de tradutoras.

Não podíamos ter imaginado melhor. Ficamos mal habituados…. Queremos mais!!!

Clicar aqui para descarregar o report em PDF

Por Francisco Mourão Corrêa