Congresso San Marino 2021

No passado fim de semana de 11 e 12 de Setembro de 2021, decorreu em San Marino, o 30º Simpósio Mundial sobre Objectos Voadores Não Identificados e Fenómenos Relacionados, numa organização conjunta do Centro Ufologico Nazionale e a ICER.

O convidado especial, Luis Elizondo, fez uma apresentação no domingo, sobre a informação que tem vindo a ser divulgada e trabalhada ao longo dos últimos 4 anos.

Tendo sido o alvo das atenções dos vários investigadores e académicos presentes, Elizondo passou a maior parte do tempo a conceder entrevistas a vários meios de comunicação.

Foi-lhe no entanto reservada uma surpresa, quando o Director da Academia de Ciências de San Marino, subiu ao palco para homenagear Luis Elizondo com o título de Doutor Honoris Causa.

 

Gary Heseltine, Vice-Presidente da ICER, fez uma exposição sobre as fundações desta organização, que foi registada em Portugal, no dia 27 de Maio, e tem representantes de 28 países.

 

Francisco Mourão Corrêa, coordenador da iniciativa de Exopolítica em Portugal e Director Europeu da ICER, apresentou uma análise histórica sobre Exopolítica, as diferenças metodológicas entre Ovnilogia e Exopolítica, e as implicações para a sociedade humana de um contacto com uma civilização não-humana.

Este último tema, foi mais tarde o foco principal de uma mesa redonda.

 

Parte dos participantes, nomeadamente Luis Elizondo, Francisco Mourão Corrêa, Gary Heseltine e o Coronel da Força Aérea Italiana Roberto Doz, foram entrevistados para o programa “Gri Spaciale UFO” do canal RAI e participaram nas gravações de um documentário que está a ser produzido para o canal RTI.

Na segunda-feira, pela manhã, ainda houve tempo para uma reunião com ministros do governo de San Marino, durante a qual foi debatida a possibilidade de San Marino poder vir apoiar uma iniciativa conjunta da ICER e do CUN, junto das Nações Unidas, à semelhança do ocorrido em 1976 com a iniciativa de Grenada.

Este é obviamente um tema que ainda irá ser melhor desenvolvido num futuro próximo.

Ainda dentro do plano de trabalhos, mas de forma reservada, procedeu-se à revisão de vária documentação oficial da ICER, que se encontrava pendente.

 

Luis Elizondo & Francisco Mourão Corrêa