In Memoriam Prof. Lachezar Filipov (1953-2021)

20 de dezembro de 2021, o astrofísico búlgaro Lachezar Georgiev Filipov deixou-nos.
Muitos conservam sentimentos de profundo respeito e amizade pelo Prof. Filipov e continuarão a fazê-lo, juntamente com memórias, planos e sonhos compartilhados de anos passados.
Entre 1971 e 1982, Lachezar Filipov foi estudante e depois pós-graduado na Universidade de Moscovo.
Os seus estudos universitários em astrofísica, as publicações e projectos em que trabalhou, bem como a sua direcção científica, estiveram principalmente relacionados com astrofísica de alta energia, investigações em raios X e gama e cosmologia. Mas também estudou sobre buracos negros, discos de acreção estacionários e supernovas.
Foi responsável pela preparação e treino dos astronautas búlgaros que voaram na “Soyuz” russa.
Muitas vezes, falava sobre o seu mentor Yakov Borisovich Zeldovich – cientista que o influenciou fortemente na construção da sua visão científica do mundo; e sobre Nikolai Semyonovich Kardashev, que vinculou o seu nome à classificação de possíveis civilizações extraterrestres.
Na Academia de Ciências da Bulgária, a equipa da secção “Astronomia Extra-Atmosférica” ​​- cientistas, engenheiros e técnicos – todos tinham grande respeito e consideração por Filipov.
Nascido em 1953 e filho de Grisha Filipov, político que se tornou primeiro-ministro da Bulgária em 1980, trabalhou na Rússia no Instituto de Pesquisas Espaciais, tendo recebido o “Prémio Ziolkovsky” da Academia de Ciências da URSS juntamente com o americano Carl Sagan . Após tornar-se membro da Academia de Ciências da Bulgária, fez ver o seu interesse pela possibilidade de vida extraterrestre inteligente assim como no problema dos OVNIs, o que colocou em causa a simpatia dos seus colegas mais conservadores. Isso não o impediu de organizar congressos científicos na sua terra natal, Sofia e Haskovo, especificamente dedicados a esses temas.
Há muito tempo ligado ao Centro Ufológico Nazionale de Itália, foi palestrante por várias vezes no Simpósio Mundial sobre OVNIs em San Marino, tendo também sido um dos fundadores da ICER (Coligação Internacional para Investigação Extraterrestre) representando a Bulgária e sendo um dos responsáveis do Conselho Científico.
Recentemente, foi palestrante convidado no 30º Simpósio San Marino em setembro, e no Congresso Mundial de Ufologia em Barcelona em outubro, onde vários outros membros da ICER também estiveram presentes.
Recordando-o com profunda amizade, simpatia e gratidão, expressamos as nossas mais profundas condolências à sua família e amigos.

In Memoriam