O interesse no fenómeno OVNI tem vindo a crescer nos últimos dois anos. Fruto dos avistamentos recentes, que envolveram a Marinha norte-americana, e do papel de vários investigadores que estiveram no momento e no local certo, e que conseguiram captar o interesse de alguns políticos chave e dos mídia.
Notícia publicada pelo POLITICO, 2019-06-20
Mais três senadores dos EUA receberam, na passada quarta-feira, um relatório secreto do Pentágono sobre uma série de encontros reportados pela Marinha com aeronaves não identificadas, segundo autoridades do Congresso e do governo – no seguimento de um número crescente de solicitações de membros de comités de supervisão.
Um deles foi o senador Mark Warner (D-Va.), Vice-presidente do Comité de Inteligência do Senado, cujo escritório confirmou o briefing à redacção do POLITICO.
“Se os pilotos navais têm assistido a uma interferência inexplicável no ar, essa é uma preocupação de segurança que o senador Warner acredita ser necessário estudar em profundidade“, disse sua porta-voz, Rachel Cohen, em comunicado.
O interesse em “fenómenos aéreos não identificados” aumentou desde as revelações no final de 2017, de que o Pentágono tinha criado um programa para estudar a questão, a pedido do então Senador Harry Reid (D-Nev.) As autoridades entrevistaram vários marinheiros e aviadores, actuais e antigos, que afirmam ter encontrado aeronaves altamente avançadas, que aparentemente desafiavam as leis da aerodinâmica quando invadiram o espaço aéreo militar restrito – alguns dos quais foram captados em vídeo e divulgados publicamente.
A Marinha desempenhou um papel proeminente à luz do testemunho de pilotos do F / A-18, e outras pessoas que operaram com o grupo de batalha USS Nimitz na Califórnia, em 2004 e o USS Theodore Roosevelt no Atlântico, em 2015 e 2016.
O crescente interesse do Congresso vem no seguimento do seu papel interventivo na recente decisão do serviço de actualizar os procedimentos para pilotos e outros funcionários para relatar esses avistamentos inexplicáveis, que o POLITICO relatou pela primeira vez em abril.
“Em resposta aos pedidos de informação de membros do Congresso e funcionários, oficiais da Marinha forneceram uma série de instruções de altos funcionários da Inteligência Naval, bem como de pilotos aviadores que relataram os riscos à segurança da aviação“, disse o serviço em comunicado à POLITICO na altura.
A Marinha não fez comentários na quarta-feira, e são conhecidos poucos detalhes destas últimas sessões fechadas.
Esta notícia surge alguns dias depois de o presidente Donald Trump ter dito à ABC News que também ele havia sido informado sobre os relatórios. “Eu tive uma reunião muito breve sobre isso“, disse ele. “Mas as pessoas dizem que estão a ver OVNIs. Eu acredito nisso? Não particularmente.“
Mas vários funcionários, actuais e antigos, com conhecimento directo sobre o assunto, descrevem o briefing do Capitólio como o mais recente ocorrido com os membros do Congresso e seus funcionários, que representam os painéis de Inteligência, Serviços Armados e Apropriações de Defesa.
“As pessoas estão a começar a sair da toca“, disse um ex-funcionário do governo que participou em algumas das reuniões.
Um oficial de inteligência actual acrescentou: “Têm-nos chegado mais pedidos de briefings.“
As sessões foram organizadas pela Marinha, mas também incluíram funcionários do subsecretário de Defesa para Inteligência, disseram as fontes. Ambos não estavam autorizados a falar publicamente sobre os briefings.
Os defensores da necessidade de se dar mais atenção a este mistério, esperam que o Congresso tome medidas mais formais, como exigir que o Departamento de Defesa recolha e forneça uma análise detalhada dos dados obtidos por satélites e outros meios, de aeronaves não identificadas que invadam o espaço aéreo militar ou se encontram debaixo do mar.
Outras fontes:
https://nypost.com/2019/06/19/senators-briefed-by-pentagon-on-reported-ufo-sightings/
http://nymag.com/intelligencer/2019/06/three-senators-received-a-classified-ufo-briefing-report.html
https://www.businessinsider.sg/senators-briefed-on-ufo-sightings-by-navy-pilots-report-2019-6/